domingo, 13 de fevereiro de 2011

POLÊMICA! Globo esclarece o real motivo de censurar beijos gays

E a Rede Globo finalmente se manifestou sobre um dos assuntos mais polêmicos em que se envolveu na última década. Após sofrer pressões de vários grupos de defesa dos direitos dos homossexuais, a emissora enviou uma carta a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis) e esclareceu o motivo de não exibir beijos gays em suas produções.

No documento, assinado por Luis Erlanger, da CGCOM (Central Globo de Comunicação), a Globo salienta sua preocupação com a Classificação Indicativa de sua programação, ressalta a cobertura do jornalismo em torno dos casos de intolerância e diz que não se envolve no processo criativo de seus autores.

"Quanto à possibilidade de a emissora vir a recomendar o beijo gay a seus autores, cabe fazer uma distinção. Estimular que os autores abordem causas de interesse da sociedade, promovendo princípios, valores e direitos universais, é sem dúvida papel de uma empresa de comunicação consciente de sua responsabilidade social, uma vez que o convite à reflexão sobre a realidade por meio da ficção contribui com a transformação social", esclarece.

São citados também exibição dos "selinhos" gays em algumas de suas produções, como em "Mulheres Apaixonadas" e "Queridos Amigos". Entretanto, a emissora não explica o motivo de ter censurado os beijos gays da novela "América" e da série "Clandestinos", que chegaram a ser escritos e gravados e que, por fim, foram "cortados" de última hora na edição final.

"A teledramaturgia – diferentemente das questões éticas e sociais – não é o ambiente adequado para levantar bandeiras de comportamento moral no campo da sexualidade, baseada na individualidade. Televisão é o espaço do coletivo. (...) Sabemos o importante papel que a transgressão e o politicamente incorreto podem muitas vezes exercer com relação ao desenvolvimento humano e a evolução da sociedade", reconhece.

Em sua última frase, a direção da emissora deixa claro que não vai exibir o beijo gay tão cedo por "medo" de desrespeitar a parte dos telespectadores mais "conservadores" e que não entendem o real significado da homossexualidade.

"Esse desafio torna-se ainda mais difícil quando se trata de respeitar uma audiência não-segmentada, múltipla em suas expectativas e preferências", encerra.

via Portal PS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

🚨 URGENTE! Cupom vitalício MAGAZINE LUIZA

É isso mesmo que você viu. Aqui você vai encontrar cupons vitalícios MAGAZINE LUIZA . E veja com é fácil adquirir seu cupom. Entre na Loja  ...